Culto de volta as aulas inspira solidariedade no UNASP-SP

As férias de muitos alunos do Unasp campus São Paulo nunca são monótonas. Além de viajar, ou mesmo ficar em casa curtindo com a família e os amigos existem opções que vão desde turnê do coral e colportagem até projetos de voluntariado. Alguns dão conta de fazer tudo isso em cerca de 30 dias. Por isso, o retorno para as aulas é também momento de compartilhar com os colegas as experiências e histórias trazidas na bagagem.

O primeiro dia do mês de agosto marcou este recomeço para centenas de universitários do Unasp-SP. Como é parte do calendário e tradição no campus, a primeira aula do semestre ocorre sempre no templo. O culto inaugural, como é chamado, tem o objetivo de reunir todos os alunos para orar e buscar a orientação de Deus para as atividades e estudos que ocorrerão ao longo de mais um semestre.

O pastor Antônio Braga, diretor de desenvolvimento espiritual do Unasp-SP, apresentou qual será a ênfase e o foco do campus nos dois primeiros meses do atual semestre letivo. Aventure-se na Solidariedade é o tema sob qual os universitários estarão comprometidos neste período.

“Solidariedade está nas pequenas coisas. Não é só você doar uma roupa, é amar o próximo sem olhar o que ele tem, é fazer o bem sem esperar algo em troca”, definiu a estudante do curso de Fisioterapia, Pamela Leonardo.

A universitária que aproveitou as férias para cuidar da saúde, curtir programas culturais e resolver assuntos importantes, conta também que apreciou o tema enfatizado pela instituição porquê, segundo ela, a solidariedade se faz necessária no dia a dia de uma faculdade onde se encontram muitas pessoas. “Quando um aluno não sabe a matéria e precisa de ajuda, podemos ajudar. Acho isso legal”, exemplificou.

Camila Gonzaga da Silva, sentiu a importância da solidariedade em sua própria vida nas últimas semanas. Por conta de uma fratura, a estudante de enfermagem passou as férias toda com uma das mãos engessada e contou muito com a ajuda da mãe até para as pequenas atividades do dia a dia.

Para ela que se transferiu de faculdade para cursar Enfermagem no Unasp, por valorizar o cuidado com o ser humano e a relação de companheirismo entre professores e alunos, começar o semestre enfatizando a solidariedade é fundamental.

“Não são todas as universidades que incentivam os alunos a despertarem essas coisas. Aqui é muito bom porque mostra para o aluno que não é só fazer uma faculdade, ele é um ser humano e vai conviver com outros seres humanos, não importa se é da área da saúde, da área de exatas ou de humanas. Vai trabalhar com pessoas querendo ou não. O tema vem para mostrar que você deve ser solidário sempre”, ressaltou.

A diretora de graduação do Unasp-SP, doutora Silvia Quadros, após apresentar aos alunos tudo o que o Unasp-SP tem a oferecer para proporcionar a eles a melhor formação, os aconselhou a aproveitarem ao máximo possível cada momento vivido no campus. “Você passa muito tempo aqui. Quatro; cinco horas, as vezes o dia todo com a cabeça voltada para o curso. Então, viva intensamente a sua formação acadêmica. Exatamente para que a sua formação acadêmica seja a mais eficiente e você seja o melhor profissional. Aproveitem esses diferenciais que o Unasp está oferecendo para vocês”, enfatizou.