Turma de Teologia se reúne após 30 anos

No último final de semana do semestre, enquanto cerca de 300 universitários se despediam do Unasp campus São Paulo, por ocasião das cerimônias de formatura, outro grupo se reencontrava após 30 anos. A turma de Teologia de 1986 se reuniu na sexta-feira e no sábado, dias 16 e 17 de dezembro.

O encontro que aconteceu no auditório Ellen White trouxe recordações de um período significativo da última década em que o seminário teológico esteve no Unasp-SP. Desde o início da década de 1990, o curso de Teologia do Unasp é oferecido através do campus Engenheiro Coelho. A primeira turma de pastores adventistas foi formada em 1922 e em 1992, após 70 anos, o seminário foi transferido da capital para o interior.

No grupo que se reuniu, estavam aproximadamente 20 pastores. Em plena atividade, o ministério individual de todos, influenciou diversas áreas da Igreja Adventista do Sétimo Dia ao longo das últimas três décadas. Muitos deles exercem atualmente funções de liderança em instituições e sedes administrativas da igreja adventista como uniões e associações.

Alguns estão bem próximos do Unasp-SP, como o pastor Fernando Iglesias, pastor da Igreja Adventista do Brooklin na Zona Sul da cidade. Outros viajaram longas distâncias para rever os amigos, como, por exemplo, Davi Pereira Tavares, missionário no Níger, África Ocidental, e Wagner Kuhn, professor de Missiologia na Andrews University, Estados Unidos.

Outros trabalham na área de Educação. Como o pastor Wesley Zukowiski que já dirigiu colégios adventistas com internato, passando pelo IACS no Rio Grande do Sul, IABC em Goiás e que atualmente é diretor geral do Instituto Adventista de Santa Catarina, IAESC.

Muitos deles vieram acompanhados pelas esposas que também atuam nos departamentos de Educação, Saúde, Ministério da Mulher e Ministério Infantil da Igreja Adventista. A maioria delas são enfermeiras formadas pelo curso de Enfermagem do Unasp e exercem a profissão em hospitais adventistas, públicos ou de outras redes. Como, por exemplo, a enfermeira Queila Angélica Ferraz, obstetra no Hospital do Servidor Público Municipal e esposa do pastor Flávio Ferraz, líder de Comunicação e um dos administradores da sede da Igreja Adventista para as regiões norte e leste da cidade de São Paulo. Ferraz foi um dos que se encarregaram por reunir o grupo de amigos.

Élvia Viana de Andrade, também é enfermeira e já conduziu os departamentos de Ministério da Mulher e Ministério da Criança na Associação Norte Paranaense, estando atualmente na Associação Sul Rio-Grandense ao lado do esposo Milton Luiz Pereira de Andrade, presidente da associação e um dos representantes desta turma de Teologia do ano de 1986.