Professoras do Unasp lançam livro sobre Design Thinking aplicado à Educação

Tamanho da LetraA+A-

Tema que ainda pouco explorado no Brasil trata sobre estratégias centradas no ser humano

Considerado um termo relativamente novo, surgido na década de 2000, o Design Thinking pode ser entendido de maneira geral como uma abordagem centrada no ser humano, onde se integra as necessidades das pessoas, as possibilidades tecnológicas e os requisitos para se obter o esperado sucesso. Já em uso no mundo dos negócios, pois o assunto tem a ver com inovação, o Design Thinking ou simplesmente ‘DT’ surge como a maneira mais prática de resolver problemas e integrar pessoas.

Dividido em três fases que é a imersão no problema, a ideação e a prototipagem (tangibilização da ideia), o DT pode ser aplicado nas mais diversas áreas. No Brasil, as pesquisas em torno desse tema aplicado à Educação ainda são escassas e por isso os estudos publicados chegam como uma inovação às metodologias de ensino que já são praticadas.

Na última segunda-feira, 20 de fevereiro, as professoras do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Virtual, Carolina Costa Cavalcante e Andrea Filatro lançaram o livro ‘Design Thinking - na educação presencial, a distância e corporativa’. A obra trata absolutamente de maneira prática como resolver os conflitos de sala de aula e aplicar novas metodologias para o ensino.

“O livro é resultado da minha tese de doutorado e junto com a professora Andrea Filatro, que esteve na minha mesa de avaliação, ampliamos o tema do DT para a Educação a fim de explorar mais o tema e de alguma contribuir com as metodologias de ensino em nosso país. Não existe apenas uma forma de ensinar e não tão pouco de resolver problemas, seja ela no ambiente físico ou virtual”, ressalta Carolina Costa Cavalcante.

Aplicada com êxito em universidades como Stanford, MIT, USP, ESPM, FGV, FIA e adotada com sucesso em empresas do Vale do Silício como Apple, IBM e Google para a geração de novos produtos, processos e serviços, o DT vem conquistando cada vez mais adeptos também na educação básica e superior presencial, na educação a distância e na educação corporativa.

“Nosso livro foi dividido em duas partes, a primeira apresenta as principais e mais debatidas teorias acadêmicas em torno desse tema, de uma maneira bem simples para que não apenas profissionais, mas também alunos e até leigos na área possam entender. Já na segunda parte, trazemos exercícios para que o leitor perceba ali situações práticas de trabalho, como por exemplo, como lidar com o bullying em sala de aula”, explica a professora Andrea Filatro.

Durante o lançamento da obra, um pocket workshop aconteceu simultaneamente no mesmo ambiente dos autógrafos para aqueles que queriam entender melhor como o DT pode ser aplicado a Educação e já trazer para a mesa de debates assuntos que acontecem com eles no dia a dia. Durante a roda de conversa, os profissionais tinham que desenhar personagens que representam os diferentes tipos e classes de estudantes.

“Eu já ia vir pro lançamento para homenagear minha amiga Andrea, mas quando fiquei sabendo desse workshop fiquei ainda mais instigada, pois nunca tinha participado de um evento assim. Eu mesmo desenhei uma classe de alunos que são os nerds e queria expor como melhor trabalhar com eles, já que ao mesmo tempo sabem muito, as vezes não se interessam tanto na aula ou interagem pouco com os colegas”, comenta a consultora em Educação Célia Marchioni.

O evento trouxe para a livraria Cultura, em um dos shoppings da capital paulista, diferentes personalidades que já trabalham no ramo educacional, a exemplo da presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), profª Maria Alice Carraturi, além de profissionais das outras áreas. A obra marca mais uma publicação de professores do Unasp.

“Toda publicação de trabalho tem o mérito no aluno e no professor que estiveram envolvidos no projeto e é claro que a instituição de ensino que abriga esses autores também sai ganhando. Nós ficamos muito felizes com essa noite, um marco na renovação da nossa identidade que é disseminar o conhecimento e nos pontua enquanto centro universitário que busca o status de universidade”, pontua a Pró-Reitora de Pós-Graduação, profº Tania Kuntze.

O livro está à venda pela Editora Saraiva em qualquer uma das suas lojas físicas e também pela internet

Por Mairon Hothon