Colégio Unasp-SP apresenta feira e musical inspirados na Bíblia

O domingo amanheceu ensolarado e quente na Zona Sul de São Paulo, mas antes das 8h da manhã, já no novo horário de verão, o campus do Unasp-SP já estava repleto de visitantes. Familiares e amigos vieram prestigiar o trabalho desenvolvido pelos alunos do Colégio Unasp na feira científica que acontece anualmente no mês de outubro e é desenvolvida como atividade dos alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio sob a orientação e coordenação dos professores. Com o título “A Palavra”, a edição de 2016 buscou conhecimento e informação em uma das principais fontes literárias e culturais da humanidade, a Bíblia.

O diretor do Colégio Unasp, Jefferson Andrade, conta que a escolha do tema é resultado de um trabalho que está sendo desenvolvido desde o início do ano como parte do Plano Mestre de Desenvolvimento Espiritual para todo o Centro Universitário que em 2016 tem enfatizado o papel das escrituras sagradas no desenvolvimento e nas relações do ser humano.

“Em cima desse tema, a Bíblia, foram desenvolvidos vários trabalhos que os alunos estão apresentando hoje e que impactam nas várias dimensões da vida do homem. O seu aspecto físico, seu aspecto moral e emocional. O que nós estamos apresentando aqui hoje é resultado de um trabalho que foi desenvolvido ao longo do ano com essa preocupação que o colégio tem em não apenas desenvolver os aspectos intelectuais de seus alunos, mas em especial nosso desenvolvimento espiritual e nosso relacionamento com Deus, que julgamos ser o mais importante”, explicou.

Desde as disciplinas linguísticas como Português e Inglês até Matemática, passando por Química, Biologia e também Educação Artística, além de História, todas as áreas expressaram através da exposição as descobertas e curiosidades encontradas na Bíblia e que podem ser aplicadas para estudo em diferentes temas.

Nos estandes de Matemática, por exemplo, os alunos mostraram como o conhecimento matemático é apresentado no livro de Números com todas as genealogias, quilometragem entre as distâncias percorridas pelo povo hebreu após saírem do Egito e os dados demográficos da população nos sensos que o livro traz. Informações suficientes para preencher gráficos, tabelas e calcular o que se desejar descobrir a partir do livro. A Matemática também apresentou a geometria presente na natureza criada por Deus, segundo o relato bíblico da criação.

Da mesma forma, todas as demais disciplinas exibiram algum aspecto da Bíblia relacionado ao seu campo de estudo. Os amigos Artur, Alex e Eliakim, alunos do sexto ano do Ensino Fundamental II, explicavam de forma detalhada para os visitantes da feira como funciona o processo de tratamento de água. A água é um elemento natural que aparece diversas vezes na Bíblia tanto em sentido simbólico quanto literal. Os meninos compartilhavam o que aprenderam sob a orientação do professor de Ciências, Leandro Penitente. “Estudamos para dar o melhor que sabemos para as pessoas explicando o que realmente aprendemos na sala de aula”, conta o aluno Alex Müller.

“Eu considerei essa feira de extrema importância porque desperta nos alunos o interesse para buscarem a Deus. Eu acho que devemos colocar Deus e os princípios cristãos acima de tudo. Se temos Deus à frente, nós iremos bem em tudo. É por isso que eu coloquei a minha filha para estudar no Unasp”, afirmou a mãe e condutora de transporte escolar, Claudia Honório.

Enquanto acontecia a feira na quadra interna do Centro de Atividades e Práticas Esportivas, Cenape. No templo do campus, os alunos do Ensino Infantil e Ensino Fundamental I apresentavam um musical infantil inspirado na criação do planeta Terra, segundo o relato bíblico do livro de Gênesis. Com bastante música, cenário colorido, figuras de animais e plantas, as crianças cantaram, encenaram e deixaram os pais e adultos emocionados.

Os pais de Iara, aluna do quarto ano do Ensino Fundamental I, ficaram orgulhosos e felizes ao verem a filha caçula participar desta atividade musical. “É muito gostoso poder assistir isso. Ela se empenhou bastante e percebemos que foi necessária muita organização e dedicação da escola a cada dia de preparação. A emoção é tanta que a gente até arrepia. É muito bonito ainda mais porque fala de Deus, da beleza e fala da responsabilidade. Isso tudo é muito importante para as famílias”, concluiu Dirce de Carvalho mãe da aluna.

“Os pais ficam muito felizes porque no mundo em que nós vivemos hoje, existem escolas preparadas e que se planejam apenas para trabalhar muito o aspecto intelectual. O público e boa parte dos pais que nos procuram estão preocupados e desejando também outra ênfase para a vida e educação dos filhos. Desejando não somente que eles aprendam o conhecimento, empírico e acadêmico, mas também valores, ética e aspectos da vida espiritual e de relacionamento com Deus. Então é uma alegria para eles ver que a escola corresponde a expectativa da qual vieram procurar aqui no Colégio”, analisa Jefferson Andrade.

A Academia Adventista de Arte do Unasp, Acarte, trouxe música ao vivo e apresentou parte de sua história durante a feira. Em 2016, esta escola está comemorando 60 anos.

Neste dia, muitos pais aproveitaram a visita à escola para renovarem a matrícula dos filhos garantindo assim as vagas para o próximo ano além de prestigiar todo o talento e dedicação dos alunos e professores.

A feira e o musical se encerraram no período da manhã. Após o almoço, o Unasp-SP recebeu centenas de candidatos para o vestibular nacional do Centro Universitário Adventista de São Paulo.