Assembleia Legislativa de São Paulo presta homenagem à Instituição de Ensino que completa 100 anos de dedicação e serviço

A sessão solene acontece na próxima segunda-feira, 17 de agosto às 10h no Plenário “Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira” com a presença de autoridades civis e representantes da Instituição homenageada.

O ano de 2015 tem sido emblemático para o Unasp SP – Centro Universitário Adventista de São Paulo que comemora 100 anos de fundação como referência de ensino integrado e de responsabilidade social. Por sua filosofia educacional, desde a sua fundação o Unasp busca transpor os portões da instituição, sendo reconhecido por sua relevância social e comunitária. Um século de dedicação e serviço é celebrado e representado pelo slogan comemorativo da instituição - “Muito Além do Ensino”.

Pelas marcas positivas e transformações causadas na vida das pessoas que por esta instituição parassaram e nas comunidades onde atua, a homenagem em sessão solene foi então proposta pelo Deputado Campos Machado.

“Tenho um profundo e imenso respeito pela Igreja Adventista a qual fez por merecer a admiração que por ela existe em todo o mundo. Com dedicação, trabalho e com amor, surgiu esta instituição - o Unasp - que é um exemplo a ser seguido por quem tem nos horizontes da vida a luta por uma educação mais condizente com a nossa sociedade”, explica Campos Machado, deputado proponente.

Entre autoridades civis e institucionais, já estão confirmadas:
Aloísio de Toledo César, Secretário de Justiça do Estado de S. Paulo
Domingos José de Souza, Presidente da Mantenedora – Instituto Adventista de Ensino
Euler Pereira Bahia, reitor do Unasp
Damaris Moura, presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB

O reconhecimento da contribuição do Unasp para a sociedade e para a formação de cidadãos brasileiros é caracterizada ao longo de sua história em diferentes parcerias com o governo em todos os níveis da Federação.

Entre essas parcerias, por 14 anos o UNASP serviu à comunidade de seu entorno através de Convênio de Parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo para a implantação e administração do Programa Saúde da Família (PSF), atendendo o bairro de Capão Redondo, com população estimada em 289 mil habitantes.

Em 2001, mediante parceria estabelecida com o governo estadual, foi implantado o restaurante da rede Bom Prato, em Santo Amaro, próximo ao Largo Treze de Maio, que fornece cerca de duas mil e oitocentas refeições diárias para a população de baixa renda a um preço mínimo. O êxito do Programa desencadeou a decisão do Governo que cedeu mais uma unidade (Grajaú) para ser administrada pelo Unasp. O preparo das refeições é efetuado com o envolvimento de docentes e discentes do Curso de Nutrição e, além disso, são oferecidos programas de alfabetização de adultos e alfabetização digital com igual envolvimento da comunidade acadêmica.

Tendo em vista multiplicar as possibilidades de inserção profissional e de vivência dos alunos, outras parcerias têm sido realizadas com os governos municipal, estadual e federal. Dentre essas, o convênio com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) para o Programa de Formação Docente (PARFOR), o Programa Institucional de Bolsa para Iniciação à Docência (PIBID), Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) e o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde).

Centro Universitário Adventista de São Paulo
Fundado em 1915 como Colégio Adventista Brasileiro, o Unasp-SP faz parte do sistema educacional adventista, sendo uma das primeiras instituições fundadas no país no início dos anos 1900. Atualmente o Unasp é composto por quatro campi, sendo o campus São Paulo localizado na Zona Sul da capital e dois campi no interior do Estado, na cidade de Hortolândia e Engenheiro Coelho, região de Campinas, além de seu campus virtual. A instituição centenária na Capital possui hoje mais de 5.500 alunos da Educação Básica ao Ensino Superior e Pós-Graduação. O Unasp foi concebido desde suas origens como uma instituição sem fins lucrativos, oferecendo dentro de sua capacidade operativa diferentes modalidades de bolsas. Milhares de ex-alunos reconhecem e percebem esta instituição como referencial na garantia de oportunidades singulares de formação acadêmica e profissional.

Assessoria/Imprensa
Ana Paula Ramos – MTB 45149/SP